Nosso propósito é levar ao povo brasileiro, através de contos e lendas, um pouco de nossos antepassados. Para que um povo seja respeitado, precisamos de conhecimento! Pouco se fala sobre as raízes de nosso país! Muito de nossa literatura possui uma visão unilateral, específica e distante do real! Nossa intenção é trabalhar autoras experientes e novos talentos que se propõem a estudar, conversar e pesquisar, em busca de textos livres de pré-conceitos, medos e crenças limitadoras. Sabemos que esse objetivo é ousado e precisará de muito equilíbrio, parceria, respeito, identidade e acima de tudo, prazer! A nossa escrita, quando lapidada pelo prazer, pode gerar novos rumos, novas imagens, novos sonhos e tudo mais que a imaginação do leitor puder ser incentivada a criar!
QUEM SOMOS
KRONO E AS AUTORAS
Sou Cosmo Fuzaro, responsável pela criação do que passou a se chamar de “Projeto Rudá”. Tenho uma sócia que acreditou nesse sonho, por isso te agradeço muito, Carol!
Logo que a ideia surgiu, convidamos o nosso parceiro Vinicius para ser o ilustrador, pois ele é um dos colaboradores Kronos mais engajados e com um potencial artístico incrível! Vocês poderão conferir na capa e nas ilustrações.
Mas precisamos agradecer a duas pessoas especiais, pois elas agarraram o projeto com muita força, logo que a ideia surgiu. São as nossas autoras e amigas, Lu Belém e Aline de Moraes, eu diria que são cofundadoras!
Cabe aqui um agradecimento especial à Gisele Toledo, que me apresentou Lu Belém, há muito tempo atrás. Gi é uma autora necessária!
Essas escritoras foram nos apresentando as demais. A cada dia, o projeto, que era só uma ideia, ganhava um sopro de esperança por surgirem não apenas parceiras, mas pessoas engajadas com nosso ideal.
Um coletivo de contadoras de histórias...
Primeiro, conheci Regina Drumond, uma pessoa muito especial. Isso, porque apesar de já ter tantas publicações, prêmios e ser de uma família tradicional da literatura, aceitou participar e em pouco tempo, seu conto estava ali, com muita força.
As autoras Patrícia, Edneia e Monica vieram através de Lu e Aline, trazendo mais do que contos, agregando esperança e vida ao projeto.
Finalmente, fechamos o grupo de autoras para o primeiro livro, esse círculo se completou com Paloma. Eu já conhecia essa menina talentosa como copy… mas de repente, lá estava ela, com um conto tão forte que me comoveu. Mais que isso, ela tinha várias poesias e poemas guardados e em pouco tempo, surgia também o e-book “As Alicias”.
OBJETIVO E METAS DO PROJETO RUDÁ
-
Divulgar contos e histórias que deveriam ser contadas de pais para filhos.
-
Valorizar nossas raízes, nossos povos originários e nossos irmãos africanos, trazidos para cá e que nos deram a miscigenação ideal para a formação do povo brasileiro.
HISTÓRICO
Eu sempre sonhei em ver nossos contos, nossas lendas, nosso heróis tipicamente brasileiros, sendo valorizados com suas belezas físicas, intelectuais e emocionais!
Sempre quis ver as histórias dos povos indígenas, dos nossos caboclos, caipiras e quilombolas, sempre sonhei ver livros e filmes escritos por mulheres, por gays e por tantas outras minorias que vivem na pele preconceitos, medos e dificuldades.
Queremos que todas as vozes sejam ouvidas.
NOSSO NOME
Mas uma coisa era fundamental: o nome precisava ter raiz indígena, pois eram eles que aqui estavam, todos os demais chegaram depois!
O nome “Rudá” tem origem no tupi-guarani, que é a língua de uma das mais ricas e antigas etnias do Brasil.
Rudá é o Deus do amor, da beleza e da felicidade, responsável por criar as estrelas, as flores e os pássaros. É ele que inspira os sentimentos mais nobres nos seres humanos.
Quer nome mais perfeito para um coletivo que conta histórias?
“Rudá” também significa "aquele que ama" ou "aquele que é amado". Um nome que expressa ternura, carinho e afeto. Combina com pessoas que valorizam o amor em todas as suas formas.
O projeto, assim como Rudá, tem uma personalidade encantadora, alegre e otimista. Nosso desejo é contagiar os outros com simpatia e generosidade, na intenção do diálogo.
O SONHO AGORA É REAL
O primeiro livro do Projeto Rudá é inovador nos seguintes pontos:
- Somente autoras mulheres
- Histórias tradicionais recontadas
- Contos passados de avó, mãe para filha
- Raízes africanas originais
Mas, no futuro, teremos coletivos diversificados, contando outras histórias.
O importante é nunca perder de vista os valores do projeto!
Em breve, estaremos começando o Projeto Rudá 2!
VALORES
Conectar pessoas, mantendo vivas culturas milenares e as levando ao futuro.
- Falar sobre amor e respeito à diversidade.
- Registrar histórias para que nunca sejam esquecidas.
- Nunca aceitar desrespeito e desigualdade.
Contar histórias, de mãe para filho ou de pai para filho, é uma forma de preservar e transmitir a memória, a identidade e os valores de uma família, de uma comunidade, de uma cultura. Vamos ressaltar que entendemos família como grupo de pessoas ligadas por amor, respeito, amizade e, às vezes, até pelo sangue!
As histórias que ouvimos dos nossos pais e avós nos conectam com as nossas raízes, nos ensinam sobre o passado, nos inspiram para o futuro.
Elas são parte de um patrimônio imaterial, que deve ser valorizado e protegido.
Quer saber mais? Compre o nosso primeiro livro!