O que você encontrará neste curso
Proposta temporal:
12 aulas
Espaço de tempo para o exercício de pensar após cada encontro!
OBJETIVO:
Refletir sobre o educar, na educação formal e para além dela, despertando o potencial educador de cada pessoa.
Conteúdo programático:
• A educação como caminho
• De quem é o papel da educação?
• Estabelecer interações
• Diversidades
• Educar e comunicar
• Avaliar
• O poder da escrita
• Se quer educar, é preciso escutar
• Educação e mudança
• Educar para a contradição
• Educar para a (im)perfeição
Frases e questões para te motivar:
O educar se limita às escolas?
A realidade é o ponto de partida?
As experiências fazem parte do percurso
É preciso esvaziar-se para preencher-se.
“Só sei que nada sei” (Sócrates)
Educação se dá na relação: consigo, com o outro, com o mundo.
“Para educar uma criança é preciso uma aldeia inteira” (Provérbio africano)
O Ser educando e o Ser educador
Quando educo, me transformo
Quem se deixa educar, educa
Do discípulo ao aluno; do aluno ao estudante
Instruir para fazer algo; educar para ser algo
Educar é um estímulo ao pensar
É preciso trilhar um caminho entre a transmissão e a experiência
O que a educação pode proporcionar à pessoa e à sociedade?
Educar: uma ação de todo homem e do homem todo
Exclusividade de poucos ou privilégio de todos?
Educação de verdade é inclusiva e acolhedora
Educar é expandir, fazer crescer...
Sobre mim
Sou Pedro Henrique, mestrando em Educação (Unifal-MG), com pós-graduação em Catequética (PUC MG), Ensino Religioso (São Luís) e Aconselhamento Filosófico (Claretiano), licenciado em Filosofia (UFSJ), Pedagogia (Unifcvest) e História (Claretiano). Filho, esposo e pai. Sou professor de Educação Básica, por profissão e vocação. Feito inquieto pela filosofia e esperançoso pela fé, procuro fazer da vida uma experiência de encontros, aprendendo e ensinando com as pessoas, com as situações, com a realidade que nos cerca.